quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Mensagens para sua vida de estudante:


O livro é um mestre que fala,
Mas que não responde.”
          Platão                                                                                                         


 “A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde.”

               André Maurois
 
 


 


 

BIOGRAFIA - Carlos Simões.

Carlos Simões dos Santos, 67 anos, natural de Mata de São João, Bahia, reside atualmente na cidade de Samambaia no Distrito Federal. Começou a lecionar em 1970, na sua cidade natal, no Instituto Municipal de Educação Monsenhor Barbosa-IMEMB, colégio onde fez o Curso Pedagógico. Depois, lecionou no Colégio Matense até 1974, quando se mudou para Salvador.
            Iniciou o curso de Letras- Português/Inglês na Universidade Federal da Bahia, concluindo a licenciatura naquela área no UNICEUB, Distrito Federal.
            Carlos Simões dos Santos hoje é aposentado da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, onde trabalhou como professor de Inglês.
            Já publicou três livros: SEM TEMPO PARA SENTIR MEDO, LANÇADO EM 2010, DE FÉRIAS NO PARAÍSO e O CASO DO BAÚ DE LEMBRANÇAS, lançados em 2012. Prepara para este ano, 2013, o lançamento do livro A VARANDA, estando no momento escrevendo o seu 5º livro, cujo título provisório é  SANGUE NOVO.
            Em todos os seus livros, a cidade de Samambaia é o palco dos dramas vividos por personagens que podem ser reconhecidos sem esforço como pessoas do cotidiano das escolas. São presenças obrigatórias em suas obras: A sua família, com os nomes verdadeiros citados, além do próprio nome, que algumas vezes é prof. Marcos; o ambiente escolar, principalmente os professores da escola onde trabalhou por muitos anos, o CEF 412 que, nos livros e por questões legais, aparece como o CEF SAMAMBAIA; e, finalmente, a sua Bahia, que carrega no coração e no sotaque.


Fotos Projeto leitura é o nosso passaporte 2











Fotos projeto leitura é o nosso passaporte




























O poder da leitura

Aquele que lê amplia os seus conhecimentos, tem uma compreensão mais abrangente da realidade e não tem limites para se aventurar pelos caminhos do saber. Um bom livro pode transformar uma pessoa. A leitura faz do indivíduo um personagem mais ativo e crítico na sociedade onde vive.
            Se nossas crianças receberem desde cedo o devido incentivo à leitura poderemos contar com um futuro menos sombrio para as novas gerações. Dotados de uma capacidade crítica para perceber o mundo que os cerca, nossos futuros adolescentes saberão como enfrentar o grande mal das drogas e da delinquência.
            Somente entendendo como as drogas agem no organismo, analisando as estatísticas de mortes e tendo acesso a depoimentos de pessoas que tiveram contato com essas substâncias nocivas, é que nossas crianças irão crescer longe das atrocidades promovidas pela maconha, cocaína, crack e tantos outros males.
            Não importa o que lê, seja um jornal, uma revista, um folheto da igreja, até mesmo a bula de um medicamento, toda fonte de informação é válida para o nosso crescimento intelectual. E o hábito da leitura deve ser cultivado nas crianças desde cedo e preservado nos jovens mais tarde. Aos pais cabe a tarefa de ler junto com os filhos. Aos filhos a generosidade de levar a magia das letras aos pais que ainda sabem ler. Avós e netos, leiam, recordem, vivam.
            A leitura molda o indivíduo, instiga à pesquisa e promove satisfação pessoal. Por isso devemos nos render a todo esse poder que ela tem de nos fazer pessoas melhores, mais justas, solidárias, mais ricas de espírito e compreensivas com o meio que nos cerca. Vamos todos transformar a vida num grande livro com final feliz.
                                  
                                               (Matéria publicada no Jornal A cidade, página 2, edição especial de setembro de 2010, Borda da Mata/MG.  Léo Guimarães)
           



RESUMO DO LIVRO O CASO DO BAÚ DE LEMBRANÇAS

   Por que este livro é especial ...
            Ele conta fatos ocorridos no CEF Samambaia, onde a realidade se mistura com a fantasia.
            O professor Carlos, que é um dos personagens, conta de forma ímpar as aventuras vividas por ele e por um grupo de ex-alunos. Tudo por causa de um baú com cartas e lembranças depositados no terreno da escola, no longínquo ano de 2002.
            Quantos planos e sonhos foram idealizados naquela época! Tudo guardado no fundo de um baú, que agora desperta o interesse de indivíduos dispostos a tudo para roubá-lo ...
            O caso do baú de lembranças é um livro cheio de emoções e suspense. Até a “Loura do Banheiro” permeia a narrativa, visitando o imaginário do leitor e reavivando o mito passado de geração a geração de alunos, em todas as escolas do Brasil.
            Embarque que nesta aventura com os personagens, talvez você conheça ou seja um  deles!

                                                           Por  Cláudia Cristina de Sousa

RESUMO DO LIVRO DE FÉRIAS NO PARAÍSO

    Nosso querido personagem Beto retorna ao seu autor. Desta fez pretende relatar sua emocionante viagem cheia de aventuras, mistérios e segredos.
            Logo de início, vamos nos deparar com um ônibus nada indicado para uma viagem dos sonhos. Mas, seguindo os passos de Beto, chegamos ao nosso destino: Salvador. Daí por diante é aproveitar todas as maravilhas, lendas e encantos revelados a cada página.
            Nada como estar de férias no paraíso.


                                                           Por  Kelly Vyanna

RESUMO DO LIVRO SEM TEMPO PARA SENTIR MEDO



            Beto é um adolescente como tantos outros, até que seu pai vê-se envolvido em dívidas de jogo.
            Para piorar, um novo aluno, Tim chega à sua escola, assediando Nadine, a namorada de Beto. Tim faz parte de uma perigosa gangue da Cidade, e logo envolve Beto em situações perigosas com os eu grupo.
            Para livrar-se do perigo, Beto conta apenas com a coragem de suas três melhores amigas. Mas eles já não têm tempo. Nem mesmo para sentir medo!

                                                                       Carlos Simões


VISITA DO AUTOR CARLOS SIMÕES

   Achamos proveitosa sua visita, conhecemos de perto um escritor que deu asas à imaginação aos leitores, despertando em cada um o modo de pensar.
            Tivemos a oportunidade de fazermos algumas perguntas, sanando dúvidas relacionadas às obras “Sem tempo para sentir medo”, “De férias no paraíso”  e  “O caso do baú de lembranças” as quais tivemos no momento da leitura.
            Suas obras abordam temas que estão presentes a nossa realidade. A narrativa é envolvente, leva-nos a uma viagem sem sair do lugar.
                        O autor com sua maneira simples de falar, mostrou-nos que também somos capazes de escrevermos e compartilharmos nossos pensamentos, levando os leitores a novos horizontes.
             A visita  foi emocionante, ficará marcada na mente de cada um.                                 
                                                                       Alunos dos 9ºs anos